Os Sound Systems nasceram nos guetos da Jamaica, nos anos 1950. Os DJs acoplavam toca-discos a um gerador em uma espécie de "carro de som" e faziam o baile acontecer ao som de Rhythm'n'blues vindos dos EUA.Dada a crescente produção local, os Sound Systems foram adaptando-se aos tempos e definiram que este tipo de festa seria para promover os artistas e a música locais.Desses tempos rudes, e ainda precários com relação aos anos 1980, por exemplo, os Sound Systems tornaram-se uma cultura de exportação da Jamaica, onde até competições são feitas.
Seguindo este exemplar da ilha caribenha, muitos Sound Systems nasceram no Brasil para dar vazão ao crescente nascimento de bandas e "posses" - como são chamados os grupos de DJs que tocam nos bailes.Entre diversos que começaram seus trabalhos em meados de 2010, destaco aqui o Move On Sounds, de São Paulo - que é a meca dos curtidores de Ska, Reggae, Dub, Dancehall em termos de DJs e bandas e lugares para tocar e assistir a shows.
Dos vários eventos que eles já promoveram estão nomes de peso da cena jamaicana - que é atemporal. Roy Ellis, Dudley Sibley e, no final de maio, o selector britânico Earl Gateshead, que atua nessa frente desde a década de 1970, com festas famosas em vários cantos do mundo.Assim que você vir a marca do coletivo Move On, vá atrás e garanta sua diversão.
Para saber de novas empreitadas do coletivo e saber a quantas anda o mundo da música jamaicana, curta a página deles no Facebook, https://www.facebook.com/MOVEONSOUND?ref=profile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário