segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Príncipe que é Rei (do Ska) - Relembrando Prince Buster

Vou fazer uma série de textos curtos dedicados aos pioneiros do Ska e dos estilos afluentes - Reggae, Dub, Dancehall etc.

Muitos deles serão influenciados diretamente pelo meu gosto pessoal, mas sempre escorados pela história; não há nenhuma necessidade especial a não ser informar.
Para começar, Cecile Bustamante Campbell, o King of Ska Prince Buster.
Buster é kingstoniano, mas viveu a idade adulta e a que fez sucesso no Reino Unido, onde além de ter sido muito bem recebido ele ganhou seu título de Rei do Ska - nome de um de seus lançamentos mais famosos.
Na fase mais primária de sua carreira o talento de Buster apareceu de forma incisiva em sua primeira p´rodução, uma gravação de Oh, Carolina em que ele inovou ao inserir o tambor Nyabinghi - cedido por Count Ossie -.
Depois desse Big Bang, o grosso de sua produção está nos anos 1960, quando produziu e lançou seus sucessos. No recorte do sucesso de público, Buster sempre esteve no conceito com o público do Ska jamaicano mas obteve bons momentos no Reino Unido atrravés de dois Hit Singles, Al Capone, que alcançou o número 18 da parada em 1967 e Whine and Grine, que alcançou o 21º posto em regravação de 1998.
Prince Buster converteu-se ao Islã depois que conheceu o pugilista campeão mundial Muhammad Ali  durante uma turnê. Seu nome islâmico é Yussef Muhammad Ali.
Durante muito tempo ele não foi conhecido nos EUA. Mas depois que conseguiu marcar sua primeira turnê em solo americano, na turnê do disco Ten Commandements (1967), tudo isso mudou e Bustyer pôde desfrutar do sucesso na América.
Atuialmente, o King of Ska vive em Miami e ainda está ativo, claro que mais esporádicamente, fazendo shows maiores com mais tempo entre um e outro.
O disco indicado para sentir a força de suas composições, que influenciaram artistas de sua época até o movimento 2Tone, de brasileiros até o Ska-Core dos anos 1990 e continua, é o clássico King of Ska, disco que tem pérolas como a homônima King of Ska, Linger On, Fire Stick e muitas outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário